terça-feira, outubro 24, 2006

Qual é a questão?



É absolutamente incoerente negar que é na interação que se realizam trocas.
Também não é possível deixar de constatar, que o conhecimento só nasce, a partir dos movimentos contidos nas dúvidas, nos conflitos, nas perguntas e nas incertezas. E é a partir destes que vivenciamos as soluções e alternativas para superar, encontrar respostas e atingir objetivos.
Mas então por que alguns educadores ainda teimam em seguir um currículo fechado, impor indagações as quais muitas vezes não leva a lugar algum?
Apesar do grande número de cursos, estudo, capacitações... a maioria dos educadores ainda pensam pelos alunos e propõe problemas que nem sempre são instigantes. Esquecem que em uma sala de aula, todos precisam se “encaixar” num todo maior e que se assim for, ocorre um envolvimento expresso através do respeito e da responsabilidade. E é na responsabilidade e no respeito que o professor estabelecerá com o aluno uma relação de confiabilidade. Aparecerá então a crença do professor no trabalho do aluno e do aluno no trabalho do professor. Portanto, este processo, esta confiabilidade não surge apenas de um dos lados, mas de maneira recíproca, onde o professor acolhe o aluno e o aluno participa com vontade e entusiasmo.
É neste momento que se exerce a interdisciplinaridade, pois exercer a interdisciplinaridade é “tecer” um ambiente interativo, onde os participantes estão entrelaçados pelos saberes que são capazes de produzir coletivamente.
O professor só tem a ganhar com esta interação, já que as indagações dos alunos, tendem a enriquecer o currículo.


1 Comments:

Blogger MARLENE HERTER DALMOLIN said...

OI, amiga,
tudo bem?????
E aí em Curitibanos?
Adorei seu blog, me ensina a por o veinho voador? Como fazer?
Gostei de sua música é uma das minhas preferidas.
Um beijão.
Marlene-Jba

11:55 AM

 

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