Conteúdos: Para quê? Por quê?
“Tenho prova hoje! NÃO SEI NADAAAAAA. Não sei se vou conseguir decorar tudo.”
Quando somos obrigados a aprender conteúdos, motivados por fatores externos, recorremos à memória, acabamos por memorizar. Podemos até tirar notas boas, ótimas, o ano inteiro apenas decorando. Mas quem pode garantir que realmente aprendi?
É preciso rever nossa lógica de professor competente.
Já escutei muitas vezes o seguinte comentário:
“Repassei todos os conteúdos, eles saberão um pouco de tudo. Com certeza passarão no vestibular. Minha consciência está tranqüila.”
Na universidade o repasse de conteúdos continua...
E alguns anos mais tarde... nas principais manchetes:
PRÉDIOS DESABAM MATANDO VÁRIAS PESSOAS – É que o arquiteto sabia um pouco de tudo.
ERROS DE DIAGNÓSTICO E DE MEDICAMENTO MATAM CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS ANOS – É que o médico sabia um pouco de tudo.
REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR CRESCEM A CADA ANO – É o professor que sabe um pouco de tudo!
Conseqüência... Um país com profissionais que sabem um pouco de tudo... e não sabem muito de nada.
Professor, é este o quadro que quer???
Se a resposta for sim, continue apenas vencendo seus conteúdos.
2 Comments:
Olá Esoleide! Adorei o seu Blog. Gostaria de aprender a colocar gif. Como se faz? Sou da turma 7
3:03 PM
Oi Esoleide, gostei muito do teu blog. Parabéns. Continue assim aplicada e refelxiva. Gostei muito das tuas reflexões, parabéns, também, pelo trabalho integrado do grupo
4:38 PM
Postar um comentário
<< Home