segunda-feira, abril 09, 2007

O Ancestral Humano e o Futuro da Humanidade




O texto “O ancestral humano e o futuro da humanidade”, foca a vida e a luta de Jean Piaget um dos mais importantes pesquisadores e teóricos do século XX. Ele foi o propositor da epistemologia genética, por intermédio do qual ao longo de toda vida buscou comprovar teórica e experimentalmente algumas hipóteses fundamentais sobre o conhecimento humano. Realizou centenas de experimentos com muitos colaboradores.
Por intermédio do “método clínico” desenvolvido por ele, constituiu em criar situações concretas em que perguntas ou tarefas são propostas às crianças. Para Piaget, as crianças têm como problema reconstruir, criar, inventar, descobrir valores, esquema cognitivos, afetivos e sociais, fundamentais ao seu processo de desenvolvimento, para isso dependem dos adultos que delas cuidam e lhes ensinam. Mas nem sempre sabemos respeitar, observar ou compreender nossas crianças, nossos alunos.
Hoje mais que nunca há uma grande necessidade de valorizarmos a educação e o cuidado das crianças como um presente que garante ou ameaça o futuro da humanidade. Vivemos um problema de gerações, em nossas escolas apesar de receberem uma educação formal, não vêem sentido nesta aprendizagem e nos modos como os professores lhes ensinam, passam ano após anos sem entender nada.
Na escola ideal para nossas crianças é fundamental que os adultos, professor e outros responsáveis por sua educação, considerem seus recursos de aprendizagem e desenvolvimento, mais que isso, é fundamental que considerem os interesses da criança.
Há muitos modos de construir um conhecimento, e cabe a nós adultos responsáveis por elas (as crianças), encontrar a melhor maneira, não é um autor, seja ele qual for que vai nos dizer o que fazer, eles apenas estudam e nos orientam, mas não nos ensinam como fazê-lo, isto cabe a cada um de nós. É preciso considerar os interesses de cada um, onde nossas crianças possam reconstruir suas hipóteses, criar, inventar. Sabemos que a criança é a representante e o próprio futuro da humanidade e o adulto é o responsável pela transmissão e aperfeiçoamento crítico do legado de cultura e sociedade.

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