terça-feira, abril 10, 2007

Concepções Ingênuas




De acordo com o texto Concepções Ingênuas, todos trazem consigo “teorias precoces”, alaboradas a partir do que, vemos, observamos e ouvimos, de nossas experiências pessoais. Deste modo é difícil uma mudança de opinião, uma mudança conceitual, mesmo quando nos deparamos com aulas que contradizem completamente nossas idéias e pré-conceitos.
É o que acontece na maioria de nossas escolas, nas aulas as idéias e os pré-conceitos de nossos alunos, são apenas contrariados, eles podem até tirar notas boas nas provas, mas decorando e não mudando sua forma de pensar, está aí um ponto fundamental e que está sendo deixado de lado.
As concepções anteriores continuam existindo e em uma outra situação o que foi estudado estará esquecido, pois fazem o que o professor diz para passar na prova e voltam a pensar como antes.
Neste sentido faz-se necessário repensar nossas aulas, rever nossos conceitos e começar a aproximar nossos alunos de um conhecimento cientificamente construído.
Dizer o que é e como é, não é o caminho. É preciso ajudá-los, orientá-los a descobrir o caminho para o verdadeiro. Aguçar sua curiosidade fazê-los ter dúvidas, desequilibrar suas idéias prontas, para que possam revisá-las, buscar novas possibilidades e construir um novo conhecimento, desta vez cientificamente.

>